Pesquisar este blog

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

ἀναρχος ANARKHOS

Na madrugada desta quinta-feira, em plena alta temporada de verão e muita badalação, um grupo de anarquistas atacou com bombas de tinta a prefeitura da ilha de Santorini, um importante destino turístico na Grécia famoso no mundo todo pelas paisagens magníficas e os luxuosos iates que ficam ali ancorados.




Os anarquistas bombardearam outros imóveis estatais importantes da ilha, assim como bancos e butiques. Eles também realizaram pichações com frases anticapitalistas, antiautoritárias e irônicas. Ninguém foi preso.



Um site de notícias local escreveu: "A Prefeitura Municipal literalmente mudou de cor, quando desconhecidos vandalizaram o prédio com tintas e pichações durante a noite. Os slogans eram marcadamemente anarquistas; no local também foram espalhados panfletos com conteúdo anarquista (Sem piedade para os assassinos de Lambros Fountas e fogo nas prisões, etc.). Uma sucursal do Banco de Pireu Fira e outros estabelecimentos comerciais também sofreram com a ação dos malfeitores que ignoraram as câmeras de vigilância. Os acontecimentos desta noite do dia 5 de agosto, só podem ser qualificados como um autêntico assalto às instituições sob tutela do Estado grego."



A ilha de Santorini, além de ser conhecida como uma luxuosa estância de verão, é apontada como local - universo turístico - de trabalhos precários e de exploração de mão-de-obra barata grega e imigrante.



agência de notícias anarquistas-ana

Um comentário: